CRECI/SC
Transparência e Prestação de Contas

Quando o virtual vira um perigo real

Por Assessoria de Comunicação CRECI-SC

15 de Fevereiro de 2017

Que a internet revolucionou e facilitou a vida de todo mundo não se pode negar. Se antigamente as pessoas ficavam horas na fila do banco para pagar uma simples fatura de água ou luz, hoje a realidade é outra. A internet possibilitou o desenvolvimento de novas tecnologias que facilitam até as tarefas mais simples como ir ao mercado ou pagar contas.

Com o Mercado Imobiliário não é diferente. Atualmente existem milhares de sites especializados, portais de anúncios, redes sociais e aplicativos que despertam a ideia de que é muito simples e mais vantajoso realizar um negócio imobiliário sem a intermediação de um profissional qualificado, o Corretor de Imóveis, mas não é bem assim. Essas ferramentas dão a impressão de que a única “vantagem” em se comprar, vender ou alugar um imóvel sem que haja a intermediação do profissional, é deixar de pagar os honorários devido ao corretor, por conta da prestação de seu serviço, e é aí é que mora o perigo.

Será que vale a pena dispensar o serviço do profissional que estudou, se preparou e que conhece o mercado? Que qualifica os possíveis clientes para seu imóvel? Quais as vantagens e desvantagens de se arriscar nesse tipo de negociação sozinho? A falta de experiência no mercado imobiliário pode colocar a negociação em risco, acarretando prejuízos, já que essa exposição toda na internet pode atrair diversos tipos de crime como fraude ou falsidade ideológica, fazendo ainda você correr o risco de mostrar para qualquer um objetos e bens de valor que por acaso estejam dentro de seu imóvel.

Não estamos dizendo para você não usar a internet e suas ferramentas para negociar um imóvel,. Estamos alertando sobre a importância de contar com um Corretor de Imóveis em suas negociações imobiliárias. Por isso, mesmo que seja na internet, procure sempre por um profissional registrado no Conselho Regional de Corretores de Imóveis – CRECI, que é o único profissional reconhecido por lei para intermediar a negociação imobiliária.

Além da questão legal, o Corretor de Imóveis é o profissional preparado para lidar com toda a parte burocrática e documentação que a negociação exige, ele saberá avaliar e negociar o preço de seu imóvel, ele conhece as técnicas de vendas que agilizam a venda do imóvel, enfim, o Corretor de Imóveis vai garantir segurança para ambas as partes, evitando que mais tarde você gaste dinheiro reparando algum equívoco legal.

Portanto, cuidado. Evite aborrecimentos, stress e prejuízos financeiros. São diversos fatores que você deve analisar antes de sair por ai anunciando seu imóvel em qualquer lugar, principalmente na internet. Avalie se dispensar um profissional legalmente habilitado vai te trazer “economia” ou vai aumentar suas chances de dificuldades e transtornos. Procure sempre comprar ou vender o seu imóvel através de uma Imobiliária ou Corretor de Imóveis habilitados e credenciados junto ao CRECI – Conselho Regional de Corretores de Imóveis.

Coloque na balança, a escolha e os riscos são seus. 

Fúlvio Aducci, 1214, 10° andar. Estreito - Florianópolis/SC - 88075-001

0800-941-2124

FALE CONOSCO