CRECI/SC
Transparência e Prestação de Contas

60 dias úteis de nova gestão no CRECI/SC

27 de Março de 2019

Nestes primeiros meses de gestão, a chapa que venceu a eleição para o Conselho tem demonstrado que o foco do CRECI/SC deve ser aquilo que preconiza a legislação, ou seja, o cadastro e fiscalização dos Corretores de Imóveis. 

Foi pensando nisso que o Conselho criou um canal de comunicação direto com a sociedade para receber as denúncias de exercício ilegal e irregularidades na atuação profissional dos Corretores de Imóveis inscritos. Agora, através do e-mail denuncia@creci-sc.gov.br qualquer pessoa pode entrar em contato direto com o departamento de fiscalização e apresentar sua denúncia.

Prova desse empenho foram os resultados obtidos pelos fiscais durante o verão nos balneários do Estado. Entre os dias 01 de dezembro e 20 de março, foram identificados e autuados 133 casos de exercício ilegal da profissão, sendo um deles de uma imobiliária (pessoa jurídica) sem registro no Conselho. Em vários desses casos, a Polícia Militar, que atua em parceria com o CRECI-SC, encaminhou o Termo Circunstanciado de contravenção penal no local da autuação. Neste período, também foi lavrado um total de 1460 documentos, entre autos de infração, autos de constatação e notificações.

Para que este trabalho seja intensificado, o Conselho aprovou em Sessão Plenária a contratação de mais três fiscais, dois para a região de Florianópolis e um para a região de Blumenau.

 

Solenidades retomam sua importância

Com o intuito de valorizar os Corretores e Corretoras de Imóveis que ingressam na profissão, a nova Diretoria do CRECI/SC recuperou a importância e a seriedade que as Solenidades de Entrega de Credencial exigem.

Isso porque este é um momento especial, que marca definitivamente a entrada dessas pessoas na profissão, além de representar um compromisso assumido de agir de acordo com as normas éticas perante os colegas e toda a sociedade. Este também é o momento em que o profissional entra em contato definitivo com o CRECI/SC, que é sua casa e órgão regulador de sua profissão.

 

Trabalho árduo e reformulação

Os representantes eleitos para o Conselho têm trabalhado duro para reestruturar o CRECI/SC e atender aos compromissos assumidos junto aos profissionais. Prova disso é que já foram realizadas duas Sessões Plenárias (onde os Conselheiros efetivos e suplentes se encontram para debater temas relacionados à gestão do Conselho), uma ordinária e outra extraordinária.

Na primeira dessas Sessões, realizada nos dias 24 e 25 de janeiro, foram discutidos temas como a contratação de uma empresa para realizar uma auditoria no Conselho, a apresentação do cronograma de fiscalização, a apresentação do relatório financeiro e da previsão orçamentária, além de terem sido formadas as 6 comissões de trabalho para o triênio da gestão.

Já na segunda Sessão Plenária, realizada nos dias 11 e 12 de março, foi apresentado o levantamento patrimonial do Conselho, bem como a situação de infraestrutura das delegacias, e a aprovação da contratação de mais três agentes fiscais e dois funcionários administrativos para o setor de secretaria.

Cabe ressaltar aqui o trabalho realizado pelo Conselho Fiscal do CRECI/SC, que durante 5 dias se debruçou sobre as finanças do último trimestre do ano passado e acabou aprovando com ressalvas as contas do exercício de 2018. Porém, essa análise das contas não deve parar por aí, já que segundo o Art. 29º do Regimento Padrão do CRECI, a nova gestão tem um ano para apontar eventuais procedimentos irregulares da gestão anterior.

Além das Sessões Plenárias, a diretoria do CRECI/SC tem se encontrado praticamente todos os dias para definir ações e metas a serem alcançadas pelo Conselho. Prova disso, são as mais de 60 portarias publicadas, que na sua maioria visam reorganizar o organograma funcional do Conselho, definir estratégias de gestão e melhorias nos serviços.

Essas medidas mostram a grande reformulação por que está passando o CRECI/SC, com o objetivo de atender de forma mais rápida e desburocratizada os Corretores de Imóveis, além de garantir que a legislação seja cumprida. 

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