CRECI/SC
Transparência e Prestação de Contas

A importância dos Núcleos Imobiliários

Por Assessoria de Comunicação CRECI-SC

21 de Setembro de 2017

Os Núcleos de Corretores e Imobiliárias, presentes em pelo menos 20 cidades de Santa Catarina, demonstram a força que a profissão de Corretor de Imóveis tem para a economia do Estado. Afinal, são parte ativa e presente dentro das Associações Comerciais e Industriais dos municípios e têm sua representatividade garantida a nível estadual pelo CENISC (Conselho Estadual dos Núcleos de Imobiliárias).

Responsáveis por congregar os profissionais da área, incentivar uma formação cada vez mais completa e debater temas relevantes para o mercado imobiliário, os Núcleos podem ser vistos como porta-vozes dos corretores e imobiliárias. Afinal, das questões debatidas em seus encontros, vão sair proposições que visam conscientizar o poder público sobre problemas identificados, desenvolvimento e promoção de cursos de capacitação, além de ações junto à comunidade local.

O Núcleo Imobiliário de Pomerode, por exemplo, se reúne quinzenalmente e dali saem i proposições concretas para a cidade. “Abordamos os projetos de lei que estão sendo discutidos na cidade e também estabelecemos uma conversa direta com o prefeito e vereadores para encaminhar melhorias no setor das construções”, explica a coordenadora do Núcleo, Luciane Pitz Ern.

Outro exemplo de participação na vida pública da região é dado pelo Núcleo Imobiliário da ACIMVI, que tem sua sede em Timbó e representa todo o Médio Vale do Itajaí. Só este ano, foram realizadas pelo menos três reuniões com o prefeito ou secretários municipais de Timbó, além de terem firmado uma parceria com as prefeituras de Timbó e Rio dos Cedros para a avaliação de imóveis.

Reivindicações a órgãos públicos e privados são comuns na atuação dos Núcleos. Em maio deste ano, por exemplo, o Núcleo dos Corretores e Imobiliárias da ACIBr, de Brusque, entregou um ofício com solicitações ao escritório regional da Celesc, por causa da dificuldade e burocracia na realização de cancelamentos e novas ligações de energia elétrica.

 

União e novas ideias

Obviamente que, além de tratar de temas do interesse da comunidade, os Núcleos Imobiliários trabalham no sentido de qualificar os profissionais e chamar a atenção de todos para a importância de fazer negócios imobiliários com a intermediação de um Corretor de Imóveis devidamente cadastrado e habilitado a exercer sua função.

Neste sentido, o Núcleo Imobiliário da ACIMVI tem se destacado na promoção de palestras, como a sobre o convênio estabelecido entre a Caixa Econômica Federal e o CRECI-SC para a venda de imóveis retomados pelo banco e a palestra motivacional em alusão ao Dia do Corretor de Imóveis, com Leandro Salles. Além disso, a diretoria tem focado sua ação na busca de alternativas de negócios para os Corretores de Imóveis.

Porém, uma das ações que mais chamaram a atenção foi realizada em Pomerode. Os nucleados se reuniram em frente a um supermercado da cidade e montaram um estande de esclarecimento de dúvidas para a população, mostrando assim a importância do profissional. Segundo Luciane, “a ação foi um sucesso e pretendemos repeti-la em breve”.

Outra situação importante é a conversa entre os Núcleos de diferentes regiões para a troca de informações. Um belo exemplo aconteceu na reunião entre os Núcleos Imobiliários de Lages e Taió, quando este último foi se informar a respeito de experiências de sucesso do núcleo de Lages. A coordenadora do NIMOB, Marisa Bussolo, repassou a eles a experiência obtida ao realizar as duas edições do Simpósio Imobiliário da Serra Catarinense. “O evento foi realizado a nível regional com total apoio do CRECI, que disponibilizou os palestrantes para o núcleo”, explicou Marisa, sugerindo que o núcleo da ACIAT busque o apoio do CRECI e do SECOVI para a realização de eventos.

 

Parceria com o CRECI-SC

Faz parte da política do CRECI-SC apoiar todas as iniciativas dos Núcleos Imobiliários, seja atuando em parceria ou apoiando a divulgação de seus eventos nos meios de comunicação de que dispõe.

Para o presidente do CRECI-SC, Carlos Beims, a atuação dos núcleos é indispensável: “ao longo dos anos, temos apoiado a criação e atuação dos Núcleos Imobiliários em todas as cidades. Através dos núcleos, os profissionais podem se organizar e mostrar para a população a nossa importância, além de promover cursos, palestras e workshops que venham a contribuir com nossa formação. Deixo aqui a garantia de que o CRECI-SC sempre será parceiro dos núcleos em suas atividades”.

 

Fúlvio Aducci, 1214, 10° andar. Estreito - Florianópolis/SC - 88075-001

0800-941-2124

FALE CONOSCO