A importância do marketing imobiliário - entrevista com Adriana Samaan

Por Assessoria de Comunicação

17 de Julho de 2017

Vivemos numa era em que a internet, principalmente nos celulares, ganha cada vez mais espaço no nosso dia a dia, e o mercado imobiliário acompanha essas modificações e mostra que o marketing imobiliário pode ser aliado importante, ajudando a traçar estratégias para indicar o caminho e as ferramentas certas para que o corretor de imóveis ou imobiliárias possam atingir cada vez mais clientes, posicionando-o em sua área de atuação sem perder o profissionalismo e a qualidade.

Para falar sobre o assunto, que vai muito além de campanhas para lançamentos imobiliários, conversamos com a especialista em planejamento estratégico, marketing e comunicação e proprietária da Numa Planejamento e Marketing Imobiliário, Adriana Samaan. Confira a entrevista.

Adriana, o mercado imobiliário foi um dos mercados que mais se desenvolveu nos últimos anos. Não falo apenas no cenário econômico, mas também no perfil profissional. Em sua opinião qual foi a maior mudança?

Nos últimos anos passamos por vários cenários, em que o mercado viveu seu grande  “boom” e hoje convive com as oscilações provocadas pela recente crise política e econômica. A constante necessidade de adaptação e a busca por diferenciais competitivos como estratégia para sobreviver a tantas mudanças, torna nosso mercado cada vez mais criativo e qualificado. Sem dúvida estamos diante de um segmento que só evoluiu.

De que maneira o Marketing Imobiliário deixou de ser apenas “propaganda” e tornou-se importante ferramenta de trabalho?

O marketing imobiliário, para quem conhece seu alcance, nunca foi unicamente propaganda. Desde a pesquisa qualitativa aplicada para novos lançamentos imobiliários, passando por estratégias de endomarketing e mídias digitais, o marketing sempre foi essencial para o bom desempenho das campanhas de vendas e para a consolidação da imagem e da marca de imobiliárias e construtoras.

O que é fundamental para o Corretor de Imóveis saber hoje sobre Marketing Imobiliário?

Com a inevitável expansão da internet e acima de tudo dos smartphones, acredito que o corretor de imóveis que estiver atualizado sobre o funcionamento das mídias digitais e redes sociais, tem nestas ferramentas, fortes aliados para conquistar novos clientes e encontrar caminhos mais diretos para atingir compradores e locatários. Portanto é preciso estar atento e buscar mais qualificação na abordagem escrita (redação) nas fotos e imagens dos imóveis e sempre, nas informações de mercado.

A popularização da internet se tornou uma aliada ao Marketing Imobiliário? Por quê?

Sim. Este é um caminho sem volta e a internet vem quebrando paradigmas sobre o que conhecíamos e fazíamos para divulgar imóveis. Atualmente boa parte da verba para mídias impressas está destinada a internet e redes como facebook e instagram que são sem dúvida fortes aliadas para impactar clientes e gerar leads para as empresas.

Como você vê o futuro do Marketing Imobiliário?

Vejo com olhos de quem precisa estar mais apto a mudanças rápidas, mas sem abandonar conceitos e ideias fortes capazes de sustentar e estimular a prosperidade e crescimento das empresas. Não podemos confundir ferramenta com mensagem. Ambas devem estar alinhadas para se apoiarem e darem força às campanhas.

Quais seus conselhos para que um profissional imobiliário possa aprimorar cada vez mais o seu trabalho? Como se qualificar, e evoluir a carreira?

Mente aberta para absorver o que é novo, pé no chão para manter o foco e entender que trabalhamos no médio e longo prazo e maturidade pra aceitar que sem conhecimento e reinvenção, seremos apenas mais um em um mercado que atualmente exige muito mais que isso.

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