Como a tecnologia pode ajudar os corretores(as) de imóveis a se manterem produtivos em tempos de Coronavírus?

26 de Março de 2020

 

Estamos em um momento delicado que impacta diretamente o trabalho de quem atua no ramo imobiliário. Visitas foram adiadas, eventos cancelados e contratos postergados. Nada disso estava nos planos dos profissionais corretores, mas esses são os imprevistos de trabalhar por conta própria. A boa notícia é que alguns deles tem solução. Neste caso, trabalhar de casa (fazer Home Office) é um caminho que muitos profissionais estão encontrando. 

O que é Home Office?

Traduzindo ao pé da letra, home office é usado por aqueles que trabalham em suas próprias casas mas na prática também se aplica a quem trabalha em espaços alternativos, como cafés e coworkings. Esse método é normalmente utilizado por profissionais autônomos e por startups e está sendo cada vez mais difundido em ambientes corporativos.

Benefícios do Home Office e como implantá-lo:

Nesse momento delicado, o indicado é ter uma rotina que evite o contato pessoal e assim proteger sua saúde e a dos seus clientes. Evite áreas de circulação ou áreas de lazer como salas ou cozinhas. Escolha uma cadeira confortável e um local de boa iluminação (natural e/ou artificial)

Quarentena não são férias!

Fazer home office é para trabalhar e não uma desculpa para cair numa maratona de Netflix. Home office é uma medida para ajudar na diminuição da disseminação do vírus que pode não ser nocivo para você mas, pode ser para pessoas que convivem com você. Evite não trabalhar no escritório e ir para a praia ou sair com a família/amigos em lugares

Atenção as vestimentas

Tenha uma rotina mais próxima do normal. Acorde, tenha um café reforçado, tome um banho e coloque uma roupa como se fosse sair de casa. Isso vai te ajudar a entrar no modo trabalho e estar preparado para uma videoconferência com um cliente.

Respeite os horários

Tenha horário para começar e terminar sua jornada de trabalho, como você faria em um escritório. Não pule o almoço e altere o mínimo possível a sua rotina de horários. Isso vai te ajudar a manter o foco e a organização. Além disso, se alimentar bem ajuda a manter a imunidade. Comer bem, com qualidade e nos horários corretos são medidas importantes para manter a sua saúde.

Avise aos familiares que está trabalhando

Deixe claro que você não está disponível para interrupções e explique para as pessoas que moram com você que você "não pode parar". Uma simples pausa pode tirar o seu foco. Utilize a hora do almoço para pausas e demais tarefas domésticas.

Clareza é tudo

Os possíveis ruídos na comunicação podem ocasionar falhas operacionais ou em algum ponto dos processos de trabalho. E o impacto disso tudo é a má qualidade dos serviços. Mantenha uma comunicação clara com seus colegas diretos, gestores e clientes.

Mantenha contato com seu cliente

Mesmo que esse não seja o momento exato do seu cliente comprar imóveis, manter a comunicação com ele, vai fazer com que ele não te esqueça. Se você deixar ele te esquecer, é muito possível que lembre de outro corretor quando voltar o momento de fazer visitas. Envie materiais que possam interessar seu cliente e aproveite para se mostrar como uma autoridade no mercado. Mostre para ele que você entende do assunto 

Uma forma bacana de manter contato com seu cliente é fazendo vídeo conferências e até visitas por videos. Ferramentas como Hangouts do Google, Google Meets, Skype ou o mesmo a vídeo chamada do WhatsApp funcionam muito bem para isso e manter uma relação mais próxima, mesmo que não seja fisicamente.

Mas se precisar agendar uma visita presencial é importante que você seja flexível nos horário para evitar aglomerações e fique atento às recomendações de proteção. Leve álcool em gel e evite abraços e apertos de mão.

O CRECI/SC publicou algumas orientações sobre os encontros presenciais

Também veja nosso material especial sobre como se proteger do CoronaVírus ao voltar da rua
 

Baixe o PDF completo sobre como trabalhar em meio ao caos do Coronavírus

Acompanhe o CRECI/SC nas redes sociais

@crecisc (Instagram)

@creciscoficial (Facebook)

Horário de funcionamento na sede: de segunda a sexta, das 13:30h às 17:30h (até dia 31/05/2020).

Fúlvio Aducci, 1214, 10° andar. Estreito - Florianópolis/SC - 88075-001

(48) 3203-9200

FALE CONOSCO