CRECI/SC
Transparência e Prestação de Contas

Dados demonstram o tamanho do trabalho realizado pelo CRECI-SC no primeiro semestre

8 de Agosto de 2019

Os números do CRECI-SC no primeiro semestre de 2019 demonstram que o compromisso de atuar em defesa do profissional ético e da qualidade da profissão de Corretor de Imóveis, está sendo colocado em prática. O resultado é fruto do empenho da nova gestão em modernizar e organizar os processos internos para que as ações sejam mais rápidas e eficazes.

FISCALIZAÇÃO

Um dos pontos a serem mais destacados é o resultado da campanha de denúncias promovida pelo Conselho. É por causa da ajuda da sociedade que a fiscalização do CRECI-SC conseguiu registrar 437 autos de constatação de exercício ilegal da profissão. Este trabalho é fundamental, pois é necessária a constatação da reincidência da contravenção para que possa ser feita a denúncia da pessoa que exerce ilegalmente a profissão ao Ministério Público. Nestes primeiros seis meses do ano, foram encaminhadas 23 denúncias de exercício ilegal para a Justiça.

Todo este trabalho da Fiscalização acaba refletindo no departamento Jurídico do CRECI-SC, que neste primeiro semestre instaurou um total de 191 Processos Disciplinares. A previsão é que em setembro sejam formadas as turmas julgadoras que vão analisar em primeira instância este e outros processos em andamento no departamento Jurídico.

No quadro abaixo, você pode acompanhar os resultados totais da Fiscalização:

SECRETARIA

Além da fiscalização, outra das atribuições legais do CRECI-SC é o credenciamento de novos Corretores de Imóveis. Também nisso o semestre foi positivo: foram realizadas 18 Solenidades de Entrega de Credenciais, que contemplaram todas as regiões do Estado e que marcaram o ingresso de 649 novos profissionais no mercado.

O objetivo da Diretoria do CRECI-SC é fazer com que esse momento seja especial para esses novos profissionais, afinal a entrada definitiva numa nova profissão deve ser celebrada. Mas também exige responsabilidades. É por isso que nas Solenidades também são abordados os deveres do Corretor de Imóveis, desde obedecer ao Código de Ética Profissional, ao Código Civil e demais legislações, até a necessidade de manter atualizado seu cadastro junto ao CRECI-SC.

Com todo este trabalho, atualmente o Estado conta com 36.843 profissionais inscritos, sendo que 24.077 estão em atividade. Este número reflete a importância e a força da profissão de Corretor de Imóveis e do Mercado Imobiliário catarinense.

No quadro abaixo, você confere os resultados da Secretaria:

Para o presidente do CRECI-SC, C.I. Antonio Moser, este é apenas o início de um longo trabalho. “Nosso objetivo é sempre buscar a valorização da profissão e do Corretor de Imóveis que segue a legislação e o Código de Ética. Isso passa pela retirada dos contraventores do mercado, bem como pelo credenciamento daqueles que alcançaram a qualificação necessária para exercer a profissão”, disse.

Fúlvio Aducci, 1214, 10° andar. Estreito - Florianópolis/SC - 88075-001

0800-941-2124

FALE CONOSCO