CRECI/SC
Transparência e Prestação de Contas

Entenda como funciona o CRECI-SC

8 de Abril de 2016

Mesmo com mais de 40 anos de presença na sociedade catarinense, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como o CRECI-SC funciona e qual a sua finalidade. Nas edições de abril da nossa Newsletter vamos tentar esclarecer os principais questionamentos que chegam até nós e ver como anda o trabalho do CRECI-SC na sua sede e nas delegacias espalhadas pelo interior do Estado.

O CRECI e a sua importância

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Santa Catarina - CRECI foi fundado há 43 anos, no dia 9 de abril 1973. Neste dia foi eleita sua primeira diretoria, que tinha o Corretor de Imóveis Admar Gonzaga como presidente. A criação do conselho foi o resultado de uma grande luta pela regularização da profissão do Corretor de Imóveis.

O que é o Conselho?

Ele é uma autarquia federal, com autonomia administrativa, operacional e financeira. Como toda autarquia, o CRECI pode se autogerir, mas está sujeito à fiscalização do Tribunal de Contas da União. Por ser um conselho regional, ele tem sede e foro na capital do Estado e sua jurisdição abrange todo o Estado de Santa Catarina.

Qual a sua função?

O sistema COFECI-CRECI existe para credenciar e fiscalizar o exercício da profissão de Corretor de Imóveis. Como todas as demais profissões regulamentadas por lei, os Corretores de Imóveis devem obedecer a uma série de requisitos, além de estarem submetidos ao Código de Ética profissional. Assim, o CRECI-SC é o órgão responsável por assegurar o bom exercício da profissão e defender a sociedade e os bons profissionais daqueles que cometem práticas ilícitas ou não estão aptos a exercer a profissão de Corretor de Imóveis.

Toda a legislação referente a profissão de Corretor de Imóveis está disponível no site do CRECI-SC.

Conselho é sindicato?

Conselho profissional e sindicato da categoria têm funções diferentes. Algumas vezes essas funções se completam, mas no geral as duas instituições atuam em esferas diferentes. Os sindicatos são associações que têm o objetivo de defender os interesses comuns da categoria. Não são de sua competência legal a fiscalização da classe, o registro do profissional ou a cassação desse registro. Eles são livres, não estando sujeitos às autoridades públicas nem ao controle do Estado, como é o caso do CRECI.

Pra que servem as delegacias?

As delegacias representam o CRECI-SC em todo o Estado, dando suporte a ações da entidade, além de prestar atendimento aos Corretores de Imóveis, empresas e a sociedade.

O CRECI-SC tem sua sede principal em Florianópolis e possui seis delegacias regionais distribuídas pelo interior do Estado. As delegacias ficam nas seguintes cidades:

- Delegacia da Região Oeste – Chapecó.

- Delegacia da Região Serrana – Lages.

- Delegacia da Região Norte – Joinville.

- Delegacia da Região do Vale Europeu – Blumenau.

- Delegacia da Região Leste – Balneário Camboriú.

- Delegacia da Região Sul – Criciúma.

Na próxima edição veremos mais de perto o trabalho dos delegados do CRECI-SC no interior do Estado.

Fúlvio Aducci, 1214, 10° andar. Estreito - Florianópolis/SC - 88075-001

0800-941-2124

FALE CONOSCO