“O CRECI-SC tem sido uma grande escola. Exercer a presidência do Conselho foi um grande aprendizado e uma enorme satisfação. Saio com o sentimento de dever cumprido e animado com a próxima gestão, da qual vou participar como conselheiro para continuar contribuindo para um mercado imobiliário ainda melhor”.
A avaliação foi feita pelo presidente Fernando Willrich, na última e especial live Dialogando de 2024, transmitida no Instagram da entidade, na última segunda-feira (16) à noite. Seu mandato, iniciado em 2022, encerra no próximo dia 31 de dezembro. No dia 1º de janeiro, o corretor de imóveis Marcelo Brognoli assume a presidência para dar continuidade aos avanços destes últimos três anos.
Conduzido pela gestora do setor de Comunicação e Marketing do Conselho, Gisele Machado, o programa fez um balanço da gestão de Fernando Willrich. “Assumir depois de uma pandemia foi um desafio muito grande. Mas conseguimos reestruturar o Conselho e transformá-lo em uma entidade não apenas arrecadatória, mas que trouxesse soluções para a categoria, cumprindo o compromisso que assumimos na campanha eleitoral", lembrou.
CAPACITAÇÃO
O mandato de Fernando Willrich foi marcado por uma quebra de paradigmas. "Houve uma mudança de mindset", reforçou. A valorização da capacitação foi interna, com um time de profissionais competentes, mas especialmente voltada aos corretores de imóveis. "Não tivemos uma centralização só no presidente. Com uma equipe qualificada, meu papel foi dar a direção, lembrar o papel de cada um e o legado que queremos deixar. Estruturamos os departamentos para uma entrega melhor aos corretores de imóveis. Por tudo isso, sou grato a todos os servidores pelo sucesso coletivo", destacou.
A capacitação a distância oferecida à categoria inclui 13 cursos gratuitos, sendo 11 permanentes e 2 sazonais, que tiveram 15 mil inscritos desde 2022. Fernando ressaltou ainda sua relação com a educação. “Meu primeiro trabalho com carteira assinada foi como professor do SENAC, onde dou aula até hoje. Ouvimos muito que o CRECI-SC deveria contribuir para melhoria do mercado e dos profissionais. E para isso só há um caminho: educação. Fizemos muito. Foram mais de 230 eventos realizados em 60 cidades, para aproximadamente 20 mil corretores durante o mandato, sempre com profissionais de renome em Santa Catarina e no Brasil. Tivemos ainda o Dialogando toda semana. E vamos fazer ainda mais", projetou.
MODERNIZAÇÃO E INOVAÇÃO
O CRECI-SC buscou se conectar cada vez mais aos avanços tecnológicos para melhorar e agilizar seus processos. “O credenciamento, por exemplo, hoje é feito em 15 a 20 dias e muitas solenidades são realizadas online", afirmou.
Inovação foi outra marca da gestão. O Clube de Benefícios é uma delas. São mais de 300 parceiros, seis deles em planos de saúde. “Essa também foi uma demanda dos corretores. Com produtos e serviços com preços mais em conta e até carros com desconto, contribuímos para a melhoria das condições de trabalho dos corretores", observou.
O Conselho também inovou com a Sala do Corretor, com uma estrutura para os corretores realizarem atendimentos e outros trabalhos. Atualmente, está em funcionamento em Blumenau, Joinville, Lages e Balneário Camboriú.
Para aumentar sua presença em todas as regiões e atender municípios onde não existam delegacias, o “CRECI em Movimento” funciona com duas unidades móveis, com estrutura para eventos e atendimento. “É como uma delegacia itinerante. Fizemos até solenidade de credenciamento na unidade. Elas auxiliam na fiscalização e na regularização da situação dos credenciados, participando do Negocia Fácil. Além disso, são espaços para ouvirmos as demandas", disse Fernando Willrich.
Inovadoras também são as 12 comissões temáticas internas formadas por corretores para debater temas específicos, em busca de soluções.
FISCALIZAÇÃO ORIENTADORA
“Sempre ouvimos que a função do CRECI era credenciar e fiscalizar. Mas ampliamos nossa atuação para representar os legítimos interesses da categoria. Passamos a fazer mais a fiscalização do exercício ilegal e tratar o clandestino como contraventor. E com a implantação da fiscalização orientadora, priorizamos as ações mais educativas e menos punitivas", recordou. A tecnologia também ajuda na fiscalização, com um trabalho de monitoramento de ilegalidades na internet.
Como resultado dessa nova visão, nos últimos três anos, pela primeira primeira vez foram autuadas mais pessoas por exercício ilegal da profissão do que profissionais credenciados. Foram mais de 5 mil clandestinos autuados, mais de 3,4 mil credenciados autuados, mais de 16 mil credenciados orientados e mais de 100 mil fiscalizados.
Fernando Willrich fez questão de citar a parceria com a Polícia Militar e algumas prefeituras, que ajudam no trabalho de fiscalização. “Não temos poder de polícia e muitas vezes a PM contribui para agilizar o processo de contravenção penal que tramita no Ministério Público".
O presidente do CRECI-SC lembrou do caso do corretor acusado por golpes em Penha como uma importante ação rigorosa do Conselho na defesa da ética profissional. “As evidências de má fé eram muito claras. Por isso, criamos uma portaria para os casos de risco iminente para a sociedade e para a profissão, possibilitando a suspensão cautelar da inscrição do profissional".
Para agilizar os processos ético-disciplinares na fase inicial, outra novidade no CRECI-SC foi a criação da Junta de Conciliação.
Veja aqui como fazer denúncias no site do CRECI-SC.
DEFESA DOS INTERESSES DA CATEGORIA
No final do Dialogando, Fernando Willrich citou alguns exemplos da atuação do Conselho em defesa dos legítimos interesses da categoria. Um dos casos refere-se aos aumentos excessivos das taxas dos cartórios. O CRECI-SC, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC) e a Federação das Indústrias (Fiesc) elaboraram um estudo aprofundado, mostrando o prejuízo dos custos para o mercado imobiliário e para a sociedade.
Sobre a Reforma Tributária, o presidente citou a luta do CRECI-SC e de outras entidades contra “a sede arrecadatória e o aumento da carga tributária”. Na sua avaliação, a votação no Senado foi uma vitória e um avanço em relação à proposta aprovada na Câmara. O desconto nos impostos devidos passou de 60% para 70% no caso da locação. A reivindicação do mercado imobiliário é de 80%. Já para vendas e incorporação, o desconto passou de 40% para 50%, frente ao pedido de 60%.
GESTÃO AGREGADORA
“Fico feliz por termos agregado pessoas na gestão. Pessoas que às vezes criticavam, trouxemos para participar e contribuir. São mais de 200 delegados, garantindo nossa capilaridade de forma voluntária. Somos um grupo em crescimento e em movimento em prol dos corretores e corretoras de imóveis de Santa Catarina”, finalizou.