O Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Santa Catarina elencou os principais índices do Mercado Imobiliário, orientando os profissionais a entender melhor os cenários e os impactos na hora de fechar negócios.
Confira abaixo:
CUB
O Custo Unitário Básico da Construção Civil (CUB) é um índice é responsável por ajudar na atualização dos contratos de imóveis que ainda estão em fase de construção. Trata-se de um indicador bastante específico capaz de indicar os custos médios de materiais e mão de obra especializada. A correção de valores desse índice deve acontecer exclusivamente para imóveis em construção, não valendo para unidades prontas e o cálculo pode variar de estado para estado.
http://www.cub.org.br/cub-m2-estadual/SC/
INCC
O INCC é o Índice Nacional da Construção Civil que, como o próprio nome sugere, foi criado com o propósito de medir os custos com construções em todo o país. Para quem tem planos de comprar um apartamento na planta, o INCC é muito utilizado como índice de correção monetária do valor a ser pago como entrada do imóvel na planta.
https://portalibre.fgv.br/estudos-e-pesquisas/indices-de-precos/incc
IGMI-C
O IGMI-C, ou Índice Geral do Mercado Imobiliário – Comercial, é o índice que mede a rentabilidade do mercado de imóveis comerciais no Brasil. O objetivo dele é, portanto, revelar a evolução dos preços dos imóveis comerciais em todo o país.
https://portalibre.fgv.br/estudos-e-pesquisas/indices-de-precos/igmi-c
IVG-R
O IVG-R, Índice de Valores de Garantia de Imóveis Residenciais Financiados, é calculado pelo BACEN – Banco Central do Brasil – e serve para medir a tendência dos preços dos imóveis residenciais no país.
FIPEZAP
O FIPEZAP é um índice calculado pela FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas –, que tem abrangência nacional e serve para acompanhar a evolução dos preços de imóveis tanto para compra, quanto para locação.
https://www.fipe.org.br/pt-br/indices/fipezap/
Índice de Confiança do Consumidor
O Índice de Confiança do Consumidor, também chamada de Sondagem de Expectativas do Consumidor, é outro índice calculado pela FGV, e serve para captar o sentimento do consumidor em relação ao estado geral da economia e de suas finanças pessoais.
https://portalibre.fgv.br/estudos-e-pesquisas/indices-de-precos/sondagem-do-consumidor
IPCA
O IPCA é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo é um dos mais importantes índices do país, já que serve como indicador da inflação no Brasil ao longo de um determinado período.
Para o seu cálculo, são coletados dados sobre preços de uma cesta de produtos em estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, incluindo-se as concessionárias de serviços públicos e domicílios, que servem de base no cálculo do valor do aluguel e do condomínio.
https://www.ibge.gov.br/explica/inflacao.php
Taxa SELIC
A Taxa de Juros SELIC (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) é a taxa média que o governo paga de juros para títulos federais. Esta taxa é uma das taxas mais importantes da economia, pois serve como referência para todas as demais taxas de juros, incluindo os juros para financiamentos e os juros dos investimentos em geral.
https://dadosabertos.bcb.gov.br/dataset/11-taxa-de-juros---selic