CRECI/SC
Transparência e Prestação de Contas

Ponto comercial para alugar: como escolher um?

23 de Novembro de 2016

Por: VivaReal

Seja qual for o ramo, profissionais que oferecem serviços precisam de um ponto comercial para alugar e com o mercado imobiliário isso não seria diferente. Diversas questões devem ser levadas em consideração pelo corretor de imóveis ou pela imobiliária para não correr riscos, tanto com relação ao futuro do negócio como à locação: valor do aluguel - que não deve comprometer a renda e a reserva do negócio - e a localização, que pode influenciar diretamente na visibilidade que terá diante das pessoas que passarem perto do seu ponto comercial.

 

Procure um estabelecimento que valorizará o seu negócio. Se for um corretor ou imobiliária focada em uma região específica, vale procurar um local que fique pelas redondezas, assim, poderá ir até a pé visitar as residências com os futuros clientes, por exemplo, além de ter propriedade ao falar sobre o bairro. Confira algumas dicas do que observar ao alugar um ponto comercial.

Localização do imóvel

Analise a localização do ponto comercial que você almeja alugar. Preste atenção no movimento de possíveis clientes e de imóveis disponíveis para alugar próximos às redondezas. A periculosidade do bairro também deve ser levada em conta, além da existência de estacionamento para carros próximo ao local.

Valor do ponto comercial

Talvez um dos pontos mais importantes é o preço do ponto comercial. Isso deve ser analisado antes de decidir qual empreendimento alugar. Além da locação, estime contas básicas e recorrentes como luz, água, internet e IPTU.

 

Além disso, confira se o valor solicitado corresponde com o entorno do imóvel. Vale pesquisar o preço médio por metro quadrado da região de pontos comerciais com a infraestrutura parecida com a que você ou sua imobiliária pretende adquirir temporariamente.

Documentação do imóvel

Analise a documentação relacionada ao imóvel que deseja alugar. É possível encontrar muitas informações na Prefeitura da cidade e também no Cartório de Imóveis local. Confira a existência de qualquer pendência jurídica, requisições da prefeitura, IPTU e outros detalhes que devem ser conferidos antes de fechar negócio. Vale verificar se o proprietário do empreendimento tem qualquer ação judicial, afim de evitar requisições ou penhora do bem que possam afetar a permanência do negócio no local.

Tipo de imóvel

Ao procurar um ponto comercial para alugar entenda as suas reais necessidades. Analise a infraestrutura e o tipo de local que irá visitar. Para escolher com certeza e não se arrepender, tente criar um tipo de check list, sobre o que precisa em um imóvel comercial.

 

Se for uma imobiliária, é importante pegar um local com grande espaço para acomodar os corretores e outros funcionários que fazem parte da empresa. Já se você for um corretor independente, uma sala em um escritório comercial, com portaria, local de espera, recepção e sala de reunião pode ser ideal.

Contrato de locação

Depois de finalmente encontrar o ponto comercial ideal para os seus negócios, que supre suas necessidades, condições financeiras e localidade, é preciso atentar-se ao contrato de locação. Leia todas as cláusulas e tire todas as dúvidas antes de assinar.

 

Dentre as informações que devem estar presentes no contrato de locação, fique atento principalmente ao valor de aluguel, data do vencimento do pagamento, forma de acerto e índice de correção que será utilizado para aumento do preço. Fora isso, identifique a existência de uma qualquer cláusula que traga a possibilidade de reformas e alterações no imóvel, possíveis multas e porquê, assim como o tempo de duração do contrato.

 

Alugar um ponto comercial, mesmo que você já seja um corretor e conheça as regras, não é uma tarefa tão simples. Tome conhecimento do local que estará alugando para exercer a profissão e faça de lá o local ideal para trabalhar. 

Fúlvio Aducci, 1214, 10° andar. Estreito - Florianópolis/SC - 88075-001

0800-941-2124

FALE CONOSCO